segunda-feira, 28 de abril de 2014

Neuromarketing na Publicidade Pt 1

A maioria das decisões que tomamos no dia a dia são feitas no “automático”, ou seja, são decisões no subconsciente que facilitam na decisão de escolha de uma marca ou produto.



O Neuromarketing é uma ciência que estuda a mente e comportamento do consumidor. Com o aumento da tecnologia, chegamos a um ponto em que podemos nos aprofundar nesse estudo e conseguir entender como o cérebro reage a determinado estímulo, assim, identificando qual a melhor maneira de atingir seu público e despertar o interesse de compra e objetivos da marca, sendo possível perceber quais elementos (cores, imagens, frases, sons, vídeos, embalagens etc.) despertam as sensações desejadas no seu target.

Naturalmente os homens são mais racionais e as mulheres mais emotivas, por isso podemos observar em ações publicitárias campanhas com um apelo sentimental ligado a família por exemplo quando é destinado para o público feminino e um apelo para status, carros, mulheres e sucesso profissional quando é destinado para o público masculino.

Outro exemplo são os outdoors, normalmente a imagem fica localizada na parte esquerda e o texto na parte direita, nada é ao acaso. (Na parte 2 falaremos mais sobre elementos que despertam interesse no target, levando em consideração os neurônios espelhos e não apenas o sexo mas também: faixa etária, estilo de vida, personalidade...)

Infelizmente no Brasil o Neuromarketing ainda está engatinhando, você quanto estudante e/ou profissional de marketing, deve conhecer profundamente o público a qual você se comunica, e nada melhor do que entender a cabeça dele para falar da melhor maneira e aquilo que realmente interessa.


Texto: Fellipe Maia
Marketing Fácil é #MarketingMastigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário