sábado, 4 de janeiro de 2014

Marketing de Guerrilha - O que é?!

Ações de marketing de guerrilhas são pouco comuns no Brasil. Infelizmente, pois são minhas favoritas!

São ações inusitadas (on e off), que causam impacto, chamam atenção do público afim de alcançar objetivos planejados.

Basicamente é a “arte” de atingir suas metas convencionais (lucro, branding, tornar a marca mais conhecida etc.) por meios não convencionais, geralmente é utilizado por pequenas empresas afim de competir com as grandes no mercado. É a maneira mais criativa de chamar a atenção para a sua marca com pouco investimento.

A grande sacada do mkt de guerrilha é atrair a atenção sem que aquela ação pareça de fato uma propaganda, a maioria das ações ocorrem nas ruas e intrigam as pessoas por se tratar de algo que se destaca e se encaixa como “fora do normal”, daquilo que estamos acostumados no nosso dia a dia.

A imagem apresenta alguns cases bem conhecidos no qual as marcas Rimmel Quick Dry, Real Hip Hop, Kit Kat e Mc Donald'sdão uma "aula" de guerrilha com ações incrivelmente simples, com pouco investimento e que trouxeram um retorno espontâneo imenso tornando-se cases de sucesso.


O termo “guerrilha” surgiu da ideia da ação ser um ataque da empresa mais fraca ao seus concorrentes mais fortes, por serem ações com pouca verba e que chamam a atenção, então quando for pensar em uma estratégia de guerrilha o ideal é seguir essa ordem:

Defina seus objetivos.

Defina a verba que será utilizada na ação.

Crie uma ação no qual o público possa interagir com a marca e que o faça virar notícia.

Mensure tudo que possa ser mensurado, ou seja, aquilo que for parar em outras mídias principalmente na web, quanto foi gerado de mídia espontânea e o quanto a ação agregou a sua marca.

E lembre-se que o objetivo é chamar a atenção e envolver as pessoas de maneira criativa que a sua propaganda não seja agressiva e não “mais uma propaganda bombardeando o consumidor”.

Marketing Fácil é #MarketingMastigado
Texto: Fellipe Maia

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