Marketing Digital

São ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da internet e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes, se relacionar com seus públicos e melhorar o seu network.


Razões para utilizar estratégias de marketing digital

Algumas empresas ainda possuem resistência a trabalhar com marketing digital, limitam-se a pouca atenção ou nenhuma. Um erro grave, tendo em vista que na web é possível desenvolver estratégias e campanhas com pouco investimento financeiro, atingir diretamente seu público alvo e criar relacionamentos com seu público, gerando maior visibilidade a marca e boas experiências e sentimentos nos clientes em relação a empresa.

Principais Razões:

  • Marketing Digital é mensurável: Através de algumas ferramentas , é possível mensurar o alcance de cada campanha gerada na web,  identificando o que dá certo e o que não dá.
  • Marketing Digital é  econômico:  É possível criar campanhas gerando enorme visibilidade a sua marca com pouco ou nenhum investimento, existem bons cases de marketing viral de sucesso sem nenhum investimento financeiro
  • Marketing Digital é segmentável: Na internet as pessoas selecionam aquilo que desejam saber, diferente das mídias tradicionais as quais somos expostos a propagandas que não desejamos obter informações, desta forma é possível se adequar a linguagem do seu público.
  • Marketing Digital é personalizado: Identificando seu público alvo é possível gerar conteúdo personalizado no qual cada pessoa poderá vincular as suas experiências pessoais, é necessário criar relacionamentos individuais com seus clientes, sempre atencioso e humanizado, essa personalização gera confiança na marca e paixão nos clientes. As pessoas gostam de se sentirem especiais.


Para se aprofundar no assunto indico o livro Marketing Digital 2.0 – Como sair na frente da concorrência, do autor Bruno de Souza




O Marketing Viral

Marketing Viral é quando a empresa utiliza as redes sociais para expandir sua mensagem, e aquela ação( texto, imagem, vídeo) se espalha pelas redes como uma "epidemia", assim dando uma visibilidade enorme a sua marca / produto, na maioria das vezes  com um custo muito menor do que em outros veículos ou até sem custo.

O Case a seguir mostra um excelente exemplo de Marketing Viral produzido pela mymovies.com uma locadora de filmes on line do Rio de Janeiro, eles contrataram um ator do filme Tropa de Elite para fingir ter "encarnado o personagem" e quase agredir um comerciante, depois do vídeo se espalhar nas redes e até em programas de TV a mymovies.com fez um outro vídeo no qual após o ator repetir a mesma revolta contra o vendedor de filmes piratas, ele fala para as pessoas não comprarem filmes piratas e sim locar filmes no mymovie.com



É importante lembrar que não é a empresa que define que a ação vai se tornar um viral, e sim, as pessoas que compartilham e aprovam a ação, seja por achar engaçado, emocionante ou qualquer outro motivo.


SEO (Search Engine Optimization)

É o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca . 

O GOOGLE, principal site de busca, dá sempre a preferência para sites com conteúdos relevantes relacionados a palavra chave que o internauta digitou, para tornar seu site relevante, são levados em consideração vários fatores: 

Título (crie títulos diferenciados ex: essa postagem é sobre SEO, mas, o título eu coloquei uma pergunta que pode ser feita por algum usuário do GOOGLE, e se possível coloque palavras chaves também, exemplo algumas postagens desse blog começam com "Marketing Fácil" ).

Textos ( com bom conteúdo, palavras chaves e Links de outros sites relevantes relacionados com a palavra chave a qual você quer se posicionar).

Imagens ( procure utilizar imagens nos seus posts).

Data das postagensFrequência de atualização do site ( atualize diariamente se possível )

Links ( divulgue seu site em vários outros sites e redes sociais, o GOOGLE também leva em consideração a posição atual dos sites que estão divulgando a sua empresa, quanto mais bem posicionado esses sites estão, mais bem posicionado a sua empresa também ficará,  assim, evitando que se crie "sites fakes" apenas para ficar jogando links e melhorar o posicionamento).

Não é tão difícil quanto parece, tornando esses tópicos um hábito em pouco tempo você estará bem posicionado.


Marketing fácil é #MarketingMastigado



Marketing de relacionamento nas redes sociais

Depois da venda é necessário ter uma estratégia para fazer o cliente voltar, além do gostar do produto envolve o encantamento pelo atendimento e pela marca, por isso, é tão importante manter um relacionamento, as pessoas sempre preferirão fazer negócios com "amigos". É preciso manter comunicação contínua o motivando sem encher o saco, se eu publico conteúdo, estou mantendo minha marca para um dia despertar o desejo de compra, se eu mantenho relacionamento, estou fidelizando clientes futuros advogados da marca.

Objetivo do marketing de relacionamento nas redes sociais: 
Construir ou aumentar a percepção de valor da marca a partir de estratégias de comunicação e de interação com os *stakeholders da empresa.

*Stakeholders: todos os públicos com quem a empresa mantem algum tipo de relacionamento, clientes, funcionários, fornecedores, comunidades, parceiros.

Funcionários porque são sempre os primeiros a falarem bem ou mal da empresa, fornecedores e parceiros para que eles tenham orgulho da sua empresa e facilitem as negociações, comunidade porque suas ações podem gerar impacto na sociedade e clientes para gerar lucro.

Dicas de atendimentos nas redes sociais:
  • Sempre pessoal e individualizado nada eletrônico ou copiado e colado
  • Crie um perfil para atendimento e um para divulgação, mesmo que o cliente reclame na divulgação utilize o perfil do atendimento ao cliente para responder, você responde ele mais privativamente.
  • Crie canais personalizados para diferentes públicos ( caso sua empresa trabalhe com variados públicos pois assim cada publico seguirá aquilo que lhe interessa)
  • Capacite sua equipe para que eles não usem seu perfil pessoal de forma que possa prejudicar a sua empresa, pois as pessoas hoje estão cada vez mais com as imagens relacionadas as empresas as quais trabalham

O que afasta os clientes? Opiniões negativas de outros consumidores, muitas mensagens ao mesmo tempo, mau atendimento e propaganda enganosa

Como prevenir? 
  • Responda duvidas e criticas com rapidez ( ferramentas de monitoramento irão ajudar, você receberá uma mensagem instantânea no momento em que sua marca for citada. Ferramentas tais como: SCUP e SEEKR dentre outras)
  • Desenvolva e aperfeiçoe campanhas
  • Aprenda mais sobre seu publico alvo, faça pesquisas
  • Planeje ações sobre comunicação
  • Acompanhe as concorrencias
  • Saiba as novidades e tendencias do setor
  • Localize as pessoas mais influentes que seguem sua marca e de motivos para ela falar bem.

Caso tenha algum cliente falando mal da sua empresa como deve-se agir?

Não se deve responder de maneira agressiva ou colocando a culpa no cliente mesmo que a culpa não seja da empresa, isso pode tomar proporções maiores expondo a sua empresa como uma empresa que apesar de parecer estar com a razão "destratou o cliente em publico" gerando constrangimento.

Ainda com relação a uma postagem negativa:

Se o cliente tem razão, resolva o problema dele o mais rápido possível, acredite ele ainda pode virar um advogado da marca, as pessoas sabem que as empresas estão sujeitas a erros, o que as diferenciam é como elas resolvem o erro.

Se o cliente não tiver razão, resolva, seja gentil e converse sem conflitos, seja profissional, releia seu texto várias vezes para não gerar mal interpretação de texto e aja rápido.

Se ele for um Troll (alguém que cria problemas que não são verdadeiros, as vezes nem conhece seu produto). Acompanhe a repercussão antes de comentar se não repercutir ignore se gerar algum problema denuncie pois imediatamente aquele conteúdo será ocultado e posteriormente excluído, mas nunca entre em conflitos


Inspiração para postagem: Palestra de Olímpio Araujo Junior.
Marketing fácil é #MarketingMastigado



Marketing de Conteúdo


O boom das agências digitais vem redesenhando o mercado publicitário nos últimos anos. A cada ano, surgem inúmeras empresas nesse formato para atender as novas demandas que surgiram com as mídias digitais online. Mesmo assim, as agências tradicionais e as que trabalham com serviços para web ainda não são, teoricamente, concorrentes diretas quando consideramos que as primeiras têm foco em campanhas publicitárias nos veículos de comunicação em geral, e as digitais no Marketing de Conteúdo. Eis a diferença do foco de trabalho de cada negócio.

Marketing de Conteúdo visa criar e distribuir conteúdo relevante para atrair e envolver um público-alvo definido – com o objetivo de impulsionar para a ação e adquirir um cliente rentável.

Basicamente, marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus futuros clientes sem a ansiedade de vender algo a eles logo de cara.

Os três principais ganhos da empresa com Marketing de Conteúdo
1.  posicionamento da marca
2.  geração de demanda
3.  engajamento do público

Objetivos de Marketing de Conteúdo

  • Fazer saber da sua existência
  • Ser interessante
  • Ganhar a confiança
  • Gerar envolvimento
  • Mostrar-se diferente
  • Fornecer um espaço de conexão com os clientes


Dicas essenciais para o marketing de conteúdo

Defina bem seu público-alvo.
Fazer pesquisas é essencial antes de começar a desenhar sua estratégia. Por isso, saiba onde estão os seus clientes, quais são os seus hábitos, ideias, idade e quais ferramentas utilizam para se manterem informados e se comunicarem com o mundo.


Defina bem sua mensagem
Definir qual conteúdo deve ser produzido e compartilhado pela sua marca é de extrema importância e deve levar em conta os resultados obtidos nas pesquisas prévias de público. Sua mensagem deve estar ligada aos desejos do público e dos consumidores em potencial. Produza conteúdo de qualidade, nos canais onde o seu cliente potencial está.

Selecione os canais
Conhecendo o seu público e os clientes em potencial, você saberá quais mídias ele utiliza para se comunicar e se manter informado. Saia do lugar comum e não utilize somente textos e fotografias, mas também outros suportes multimídia, como vídeos, áudio, slides e podcasts. Conteúdo rico é sempre importante para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

Tenha um calendário.
Um blog corporativo deve estar sempre atualizado para não perder o prestígio nem o interesse do seu público. Dessa forma, é muito importante a criação de um calendário editorial. Integre as ideias de pauta no formato de um calendário e cumpra os deadlines para que seu conteúdo esteja sempre distribuído de maneira apropriada e atualizada.

Mensure, analise e evolua.
Mesmo empresas que possuem um histórico bem sucedido no marketing devem continuar pesquisando e colhendo os resultados de suas estratégias. Conteúdo deve estar sempre associado a uma métrica de sucesso. Visitas, conversões, downloads, pageviews, não importa. Sempre utilize analytics, plugins para compartilhamento em redes sociais, bit.ly. Meça e acompanhe todas as interações com estas ferramentas e veja se o conteúdo está cumprindo o seu papel.

O Marketing de Conteúdo se mostra uma ferramenta essencial para a empresa que deseja melhorar seu relacionamento com o público, agregar valores positivos à marca e atrair mais clientes. O que você está esperando para começar a utilizá-lo




Fontes:  marketingdeconteudo.com.br e webinsider.com.br

Marketing Fácil é #MarketingMastigado




Mensuração das Ações de Marketing



Toda ação de marketing gera um impacto sobre o público. Você sabe como mensurá-las? Pois bem, a mensuração de ações de marketing tem sido cada vez mais importante na gestão organizacional. A fim de medi-las, entender melhor os resultados e avaliar o desempenho, a literatura de negócios insere um tema já discutido na disciplina de administração estratégica - as medidas de desempenho.

Muitas atividades de marketing têm indicadores quantitativos, o que facilita a vida do mercadólogo na tarefa de tangibilizar os resultados – unidades vendidas, índices de retenção/evasão de clientes, expansão da base de clientes, ticket médio, entre outros.

Tratando-se de marcas e meios de comunicação, quais métodos utilizar na avaliação de desempenho?

Métricas de destaque:

·         CPM (Custo por mil visualizações)

·         GRP (Gross rating points ou audiência bruta)

·         SOV (Share of voice – esforço de propaganda de uma marca em relação ao total da categoria)

·         Reach (Alcance)

·         Impressão/exposição e ODV (oportunidade de ver)

·         Penetração/Cobertura geográfica

Visando medir o entendimento e a lembrança da mensagem:

·         Testes de conceito

·         Share of mind/recall (nível de lembrança de uma marca)

·         Share of heart (vínculo emocional)

·         Day after recall (lembrança de véspera)

Ligados à reputação da empresa:

·         Brand asset valuator (força e estatura da marca)

·         Brand dynamics (Atitudes, opiniões e crenças dos consumidores)

·         Interbrand (valor da marca)

Ações de comunicação na internet:

·         CTR (taxa de cliques)

·         Visitantes únicos

·         Pageviews (visualizações de página)

·     Taxa de aquisição (quantidade de pessoas que aceitaram participar de alguma campanha de marketing móvel)

·         Custo por leads (custo por potenciais clientes)

·         Número de comentários

·         Tempo de navegação por visita

·         CPA (custo por ação)

·         CPV (Custo por venda)

·         Taxa de conversão

·         Custo por conversão

Os profissionais de marketing não estão imunes a essas avaliações numéricas e atualmente precisam compreender quantitativamente os mercados pretendidos.


Como os autores Hauser e Katz já diziam: “Criar uma campanha publicitária é mais simples que propor as métricas de desempenho”. Então, surpreenda sua equipe apresentando os resultados. 



Texto: Paulo Filho, Administrador, pós graduado em marketing digital e Coordenador de dados e mídias na Agência Íris.



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