segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Principais termos da área de comunicação

Existem vários termos que para quem está começando o curso pode encontrar dificuldade na compreensão, pensando nisso,  nós do #MM selecionamos alguns dos principais termos e montamos um minidicionário:

ABA – Associação Brasileira de Anunciantes

ABAP – Associação Brasileira de Agências de Propaganda

Benchmarking - É o processo de avaliação de empresas similares, afim de melhorar seus processos visando equiparar ou superar a concorrência.

Brainstorming - Exercício para estimular um grupo de pessoas a discutir sobre determinado assunto, com liberdade e desordenadamente, porém com a finalidade de se chegar a um consenso e sistematizar as idéias.

Branding- é o agrupamento de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma nova marca, na administração da mesma e no reposicionamento de marcas existentes que passam por dificuldades. O Branding se divide nas seguintes etapas:Detalhamento do Público-Alvo, Posicionamento da Marca, Construção Multissensorial.

Brand Equity - Valor agregado resultante da transformação de um produto numa marca. O conceito de brand equity atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem.

Briefing - Documento que sintetiza diretriz e metas do anunciante para uma campanha publicitária. É a partir do Briefing que as diferentes áreas das empresas de comunicação (agência, instituto de pesquisa, produtora, etc.) começam o seu trabalho.

Campanha - Série de peças de propaganda, anúncios, comerciais, cartazes, etc. de um produto, serviço, marca ou empresa, para um ou mais meios.

Case - Relato de um caso de marketing, propaganda ou mídia, com exposição de situação, problemas, providências, soluções e resultados que o tornam significativo.

Job - Trabalho, tarefa.

Know-How - Saber, saber fazer, experiência técnica.

Plano de Mídia - Usualmente o termo se emprega para designar a conseqüência do trabalho de planejamento, após a definição de objetivos, metas, estratégias e táticas.

Recall – Lembrança da marca

Share of Mind - Participação do recall da marca sobre o total de recall de um segmento.

Share of Voice – Participação total da marca sobre a participação total do segmento

Stakeholders - Todos os públicos a qual a empresa se comunica (fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, acionistas etc.)

Storytelling: conteúdo em forma de histórias. Storytelling pode ser definida como a arte de contar histórias aplicada ao marketing.

Target – Público alvo no qual se deseja atingir

Top of  Mind - A marca mais lembrada pelos consumidores


Referência: tvtem.temmais.com
Marketing fácil é #MarketingMastigado

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