segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Objetivos e Dicas sobre Marketing de Conteúdo

O boom das agências digitais vem redesenhando o mercado publicitário nos últimos anos. A cada ano, surgem inúmeras empresas nesse formato para atender as novas demandas que surgiram com as mídias digitais online. Mesmo assim, as agências tradicionais e as que trabalham com serviços para web ainda não são, teoricamente, concorrentes diretas quando consideramos que as primeiras têm foco em campanhas publicitárias nos veículos de comunicação em geral, e as digitais no Marketing de Conteúdo. Eis a diferença do foco de trabalho de cada negócio.

Marketing de Conteúdo visa criar e distribuir conteúdo relevante para atrair e envolver um público-alvo definido – com o objetivo de impulsionar para a ação e adquirir um cliente rentável.

Basicamente, marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus futuros clientes sem a ansiedade de vender algo a eles logo de cara.

Os três principais ganhos da empresa com Marketing de Conteúdo
1.  posicionamento da marca
2.  geração de demanda
3.  engajamento do público

Objetivos de Marketing de Conteúdo

  • Fazer saber da sua existência
  • Ser interessante
  • Ganhar a confiança
  • Gerar envolvimento
  • Mostrar-se diferente
  • Fornecer um espaço de conexão com os clientes


Dicas essenciais para o marketing de conteúdo

Defina bem seu público-alvo.
Fazer pesquisas é essencial antes de começar a desenhar sua estratégia. Por isso, saiba onde estão os seus clientes, quais são os seus hábitos, ideias, idade e quais ferramentas utilizam para se manterem informados e se comunicarem com o mundo.


Defina bem sua mensagem
Definir qual conteúdo deve ser produzido e compartilhado pela sua marca é de extrema importância e deve levar em conta os resultados obtidos nas pesquisas prévias de público. Sua mensagem deve estar ligada aos desejos do público e dos consumidores em potencial. Produza conteúdo de qualidade, nos canais onde o seu cliente potencial está.

Selecione os canais
Conhecendo o seu público e os clientes em potencial, você saberá quais mídias ele utiliza para se comunicar e se manter informado. Saia do lugar comum e não utilize somente textos e fotografias, mas também outros suportes multimídia, como vídeos, áudio, slides e podcasts. Conteúdo rico é sempre importante para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

Tenha um calendário.
Um blog corporativo deve estar sempre atualizado para não perder o prestígio nem o interesse do seu público. Dessa forma, é muito importante a criação de um calendário editorial. Integre as ideias de pauta no formato de um calendário e cumpra os deadlines para que seu conteúdo esteja sempre distribuído de maneira apropriada e atualizada.

Mensure, analise e evolua.
Mesmo empresas que possuem um histórico bem sucedido no marketing devem continuar pesquisando e colhendo os resultados de suas estratégias. Conteúdo deve estar sempre associado a uma métrica de sucesso. Visitas, conversões, downloads, pageviews, não importa. Sempre utilize analytics, plugins para compartilhamento em redes sociais, bit.ly. Meça e acompanhe todas as interações com estas ferramentas e veja se o conteúdo está cumprindo o seu papel.

O Marketing de Conteúdo se mostra uma ferramenta essencial para a empresa que deseja melhorar seu relacionamento com o público, agregar valores positivos à marca e atrair mais clientes. O que você está esperando para começar a utilizá-lo?




Referências:  marketingdeconteudo.com.br e webinsider.com.br

Marketing Fácil é #MarketingMastigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário