quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como mensurar as ações de Marketing

Toda ação de marketing gera um impacto sobre o público. Você sabe como mensurá-las? Pois bem, a mensuração de ações de marketing tem sido cada vez mais importante na gestão organizacional. A fim de medi-las, entender melhor os resultados e avaliar o desempenho, a literatura de negócios insere um tema já discutido na disciplina de administração estratégica - as medidas de desempenho.

Muitas atividades de marketing têm indicadores quantitativos, o que facilita a vida do mercadólogo na tarefa de tangibilizar os resultados – unidades vendidas, índices de retenção/evasão de clientes, expansão da base de clientes, ticket médio, entre outros.

Tratando-se de marcas e meios de comunicação, quais métodos utilizar na avaliação de desempenho?

Métricas de destaque:

·         CPM (Custo por mil visualizações)

·         GRP (Gross rating points ou audiência bruta)

·         SOV (Share of voice – esforço de propaganda de uma marca em relação ao total da categoria)

·         Reach (Alcance)

·         Impressão/exposição e ODV (oportunidade de ver)

·         Penetração/Cobertura geográfica

Visando medir o entendimento e a lembrança da mensagem:

·         Testes de conceito

·         Share of mind/recall (nível de lembrança de uma marca)

·         Share of heart (vínculo emocional)

·         Day after recall (lembrança de véspera)

Ligados à reputação da empresa:

·         Brand asset valuator (força e estatura da marca)

·         Brand dynamics (Atitudes, opiniões e crenças dos consumidores)

·         Interbrand (valor da marca)

Ações de comunicação na internet:

·         CTR (taxa de cliques)

·         Visitantes únicos

·         Pageviews (visualizações de página)

·     Taxa de aquisição (quantidade de pessoas que aceitaram participar de alguma campanha de marketing móvel)

·         Custo por leads (custo por potenciais clientes)

·         Número de comentários

·         Tempo de navegação por visita

·         CPA (custo por ação)

·         CPV (Custo por venda)

·         Taxa de conversão

·         Custo por conversão

Os profissionais de marketing não estão imunes a essas avaliações numéricas e atualmente precisam compreender quantitativamente os mercados pretendidos.


Como os autores Hauser e Katz já diziam: “Criar uma campanha publicitária é mais simples que propor as métricas de desempenho”. Então, surpreenda sua equipe apresentando os resultados. 



Texto: Paulo Filho, Administrador, pós graduado em marketing digital e Coordenador de dados e mídias na Agência Íris.

Marketing Fácil é #MarketingMastigado

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