terça-feira, 30 de julho de 2013

Marketing Fácil - Como elaborar um Brainstorming?


Brainstorming (tempestade de ideias), é a técnica utilizada para gerar ideias geralmente feita em grupo,  visa explorar a criatividade a serviço de objetivos já definidos, tais como:

Desenvolvimento de novos produtos  e melhorar os já existentes.
Promoção da marca
Resolução de problemas
Melhorar processos, serviços e PDV

A melhor maneira de se iniciar um Brainstorming é o líder apresentar o problema ao grupo, e a partir daí as ideias começam a serem lançadas, tudo deve ser gravado e anotado para que no final haja uma seleção das ideias e organização do que será aproveitado.

Dicas:

Foque na quantidade:  Quanto mais ideias forem geradas, maior as chances de aproveitamento.

Não ao Ceticismo: para que haja uma maior liberdade criativa da equipe o ceticismo deve ser suspenso durante o processo.

Ideias inusitadas são bem vindas: A principio nenhuma ideia deve ser ignorada por mais absurda que seja, assim, os participantes se sentirão mais a vontade para expressar uma maior quantidade de ideias, e algumas ideias que a principio poderiam parecer sem nexo, combinadas com outras ou aperfeiçoadas podem se tornar grandes ideias

Combine as ideias: procure melhorar ou combinar as ideias lançadas, as vezes uma outra visão acaba dando uma melhor perspectiva.

Algum tema aleatório pode ser jogado a mesa para discussão, assim despertando a criatividade servindo como preparação para os objetivos principais, também podem ser lançadas perguntas como “o que não queremos?” e ainda como exercício de aquecimento podem ser criadas situações diferentes para os participantes sugerirem soluções e ao decorrer alguns obstáculos podem ser adicionados a situação, assim despertando a criatividade do grupo na solução dos problemas.


Marketing Fácil é #MarketingMastigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário