Analise
SWOT é uma ferramenta que avalia as forças/fraquezas (ambiente interno) e
oportunidades/ameaças (ambiente externo) da sua empresa/produto. É extremamente
necessária para fazer análise do cenário do ambiente antes de lançar uma marca,
continua sendo importante realizar periodicamente para saber a situação em que
se encontra identificando ameaças e oportunidades. O mesmo acontece com seus
produtos, principalmente no lançamento de novos.
Objetivos
Os
objetivos da SWOT são: Identificar elementos chaves para gestão da empresa para
estabelecer prioridades de atuação e preparar opções estratégicas:
riscos/problemas a resolver.
Forças - Quais os pontos seus pontos fortes com relação a concorrência? Como você pode
destacar esses pontos para torna-los perceptíveis aos consumidores? Inclui tudo
que é interno e que te torna diferente ou muito bom em tal característica.
Fraquezas - Quais os seus pontos fracos com relação a concorrência? Se essas não podem
ser mudadas, é necessário a elaboração de estratégias que minimizem o efeito
negativo de tais pontos.
Oportunidades
– Existe algo externo a empresa que pode vir a trazer benefícios? Como
aprovação de uma nova lei, mudança no mercado, problema grave com o
concorrente, aquecimento do setor etc. Se sim, como você pode aproveitá-las? É
necessário criar estratégias e se preparar para agarrar as oportunidades.
Ameaças
– Existe algo externo a empresa que pode vir a ser prejudicial? É o caminho
inverso das oportunidades, quais os fatores que não dependem de você que pode
atrapalhar a sua marca? Se sua marca tem bastante pontos fortes, tire proveito
das mesmas para se fortalecer das ameaças, caso tenha bastante pontos fracos e
ameaças, é necessário uma mudança radical ou até mesmo abandonar o produto.
Texto: Fellipe Maia
Marketing Fácil é #MarketingMastigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário