quarta-feira, 3 de abril de 2013

Análise SWOT - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Analise SWOT é uma ferramenta que avalia as forças/fraquezas (ambiente interno) e oportunidades/ameaças (ambiente externo) da sua empresa/produto. É extremamente necessária para fazer análise do cenário do ambiente antes de lançar uma marca, continua sendo importante realizar periodicamente para saber a situação em que se encontra identificando ameaças e oportunidades. O mesmo acontece com seus produtos, principalmente no lançamento de novos. 



Objetivos


Os objetivos da SWOT são: Identificar elementos chaves para gestão da empresa para estabelecer prioridades de atuação e preparar opções estratégicas: riscos/problemas a resolver.


Forças - Quais os pontos seus pontos fortes com relação a concorrência? Como você pode destacar esses pontos para torna-los perceptíveis aos consumidores? Inclui tudo que é interno e que te torna diferente ou muito bom em tal característica.

Fraquezas - Quais os seus pontos fracos com relação a concorrência? Se essas não podem ser mudadas, é necessário a elaboração de estratégias que minimizem o efeito negativo de tais pontos.

Oportunidades – Existe algo externo a empresa que pode vir a trazer benefícios? Como aprovação de uma nova lei, mudança no mercado, problema grave com o concorrente, aquecimento do setor etc. Se sim, como você pode aproveitá-las? É necessário criar estratégias e se preparar para agarrar as oportunidades.

Ameaças – Existe algo externo a empresa que pode vir a ser prejudicial? É o caminho inverso das oportunidades, quais os fatores que não dependem de você que pode atrapalhar a sua marca? Se sua marca tem bastante pontos fortes, tire proveito das mesmas para se fortalecer das ameaças, caso tenha bastante pontos fracos e ameaças, é necessário uma mudança radical ou até mesmo abandonar o produto.


Texto: Fellipe Maia
Marketing Fácil é #MarketingMastigado

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