segunda-feira, 8 de abril de 2013

Você sabe a diferença entre Publicidade e Marketing?

Publicidade e Marketing não são a mesma coisa.




É muito comum que profissionais de marketing sejam confundidos com publicitários, principalmente no Brasil, onde marketing não é uma área bem explorada e de conhecimento comum,. Infelizmente também falta mercado, o que ajuda ainda mais na percepção de que marketing é o mesmo que publicidade.

Pois bem, vamos então esclarecer:
Publicitário é o especialista em propagandas, são profissionais contratados para propagar a imagem da marca e elaboração da estratégia para melhor distribuição dentro dos veículos de comunicação (TV, revistar, jornais, rádio, internet, outdoor etc.)
Mercadólogo é o especialista em mercado, trabalham gerando valor para o cliente, fazem pesquisas de mercado, estudam o público-alvo da empresa, estudam os concorrentes, elaboram preços, estratégias de venda e no ponto de venda, criam ações, treinamentos, promovem a marca (propaganda), criam relacionamento com os clientes e a criação do produto como todo (embalagem, diferenciação, cores etc.)
Se imaginarmos Marketing como um polvo, a Publicidade seria um de seus tentáculos, um de seus “P’s”,  logo, a propaganda é um dos principais fundamentos do marketing, mas, não mais importante que todos os outros.
Eu criei uma frase que acredito justificar bem as diferenças entre esses dois setores de comunicação: “Publicidade atrai. Marketing conquista”. – Fellipe Maia
E você, concorda com a frase?

Texto: Fellipe Maia                         
 Marketing fácil é #MarketingMastigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário