quarta-feira, 20 de junho de 2012

Target - Como definir o Público-Alvo?



O publico-alvo ou Target como também é chamado, é um dos fundamentos básicos quando pensamos na criação de uma empresa ou produto, você tem que saber a quem é destinado seu serviço e como você deve se comunicar com esse público para atingi-los de maneira correta. A primeira coisa que a empresa deve fazer antes de entrar no mercado é uma pesquisa de mercado para definir seu público-alvo.

Deve-se levar em conta questões:


Geográficas (região, estado, cidade, lugar).

Psicográfica (estilo de vida, personalidade, classe social).

Demográfica (religião, idade, sexo).

Mercado (estudo dos concorrentes).

O público alvo também pode ser definido por gerações, Baby Boomers, geração X, Y, Z, no qual é levado em consideração a década em que nasceu o individuo. O ideal quando você for definir seu publico alvo é que não defina apenas por um segmento e sim em vários, que você consiga transformar em uma pessoa o publico o qual você pretende atingir, descreva como seria essa pessoa, que lugares ela frequenta, o que ela gosta de fazer no dia a dia e também nas horas vagas etc. Assim você evita cometer erros como por exemplo definir que seu produto é para os Baby Boomers acreditando que esse perfil não está antenado a tecnologias e outros estilos de vida.

Conhecendo quem é o seu cliente, você pode direcionar esforços e ter maior eficiência nas suas ações e estratégias, reduzindo gastos e aumentando a chance de retorno, principalmente falar a linguagem do seu target, dessa forma você aproxima sua marca criando relações que se bem trabalhadas tornam-se advogados da marca.

Marketing fácil é #MarketingMastigado.
Texto: Fellipe Maia

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