terça-feira, 19 de junho de 2012

Mix Marketing - O que são os 4 P's do Marketing?

Logo quando começamos a estudar marketing, ouvimos falar do mix marketing, que também é conhecido como os 4 P's. São eles:

A base do Marketing, seus 4 pilares iniciais.




PRODUTO: Quando falamos de produto não necessariamente é o produto físico, produto é tudo aquilo que é oferecido ao consumidor, podendo ser físico ou serviços. Os aspectos avaliados neste "P", são benefícios como: design, embalagem, serviços, garantia, instalação, cor, estilo etc.


PREÇO: Na hora de definir o preço do produto, existem vários fatores que devem ser analisados, tais como: qual o publico alvo que se pretende atingir, qual o mercado em que está sendo inserido o produto, aspectos culturais da região a qual está sendo inserido, qual o preço da concorrência (aspectos de competição), pesquisa de mercado etc.

PROMOÇÃO: Vem do ato de promover a marca, propagar a mensagem, fazer a comunicação para o mercado consumidor, para os clientes potenciais. Envolve publicidade, relações publicas e diferentes tipos de mídias e veículos de comunicação como: internet, TV, rádio, jornal, revista, feiras, eventos, patrocínios etc.

PRAÇA ou PDV: Depois de produzido o produto, é necessário definir as estratégias de distribuição e local de venda. Envolve a logística, o estoque e principalmente as estratégias no local que será comercializado o produto/serviço para atrair a atenção do consumidor.

Alguns autores defendem a tese da existência de outros "P's", como "pessoas" e "paixão" por exemplo, eles não estão errados, existem outros fatores que devemos ter uma enorme atenção para desenvolver a marca, porém, na minha concepção, é que quando fomos traçar os objetivos da empresa, lançar uma marca ou produto no mercado, a atenção inicial deve ser voltada para os 4 pilares bases, e depois trabalhar os outros segmentos.

Texto: Fellipe Maia
Marketing fácil é #MarketingMastigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário