segunda-feira, 18 de junho de 2012

Definições de Marketing - O que é Marketing?

Marketing é muito amplo, é o estudo de mercado como todo (macro e micro), são estratégias,  ideias, diferenciação, propaganda, pesquisa, venda, relacionamento e muito mais. 

Veja algumas definições:

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. (AMA)


"Marketing é um conjunto de ferramentas e estratégias que envolve todo o processo de venda, desde a criação do produto/serviço, passando pela divulgação,venda e pós venda, com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes."  (Fellipe Maia)


"Marketing é o estudo de mercado e comportamento do consumidor, afim de utilizar/criar ferramentas, estratégias e ações para conquistar e fidelizar clientes". (Fellipe Maia)


"Marketing envolve toda vida do produto ou serviço, desde o momento que ele é uma simples ideia até o consumo, e a pós-venda. Visa-se otimizar o lucro de uma empresa, de modo de assegurar a sua sobrevivência e expansão".  (Associação Brasileira de Marketing e Negócios)

“Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”.  (American Marketing Association) 

"Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor ".(Dicionário Novo Aurélio). 



“O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo.” (Phillip Kotler)


O Marketing se desdobra em vários segmentos: marketing esportivo, marketing político, marketing de guerrilha, marketing pessoal, marketing digital, marketing cultural, neuromarketing, entre outros. É normal que possamos nos identificar mais com uma área do marketing e menos com outra, mas se compreendermos bem a sua essência é possível aprender e ter uma noção sobre todas as áreas, o mais importante é nunca parar de estudar, sempre buscar novos conhecimentos, cases e conteúdos, reciclar, pois marketing também é inovação. Como disse Kotler – “ Demora dias para se aprender marketing. Infelizmente, leva-se uma vida inteira para ser um mestre.”

Texto: Fellipe Maia
Marketing fácil é #MarketingMastigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário