sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Como criar um bom logotipo?

A nossa primeira impressão com relação a uma marca é o logotipo, ele é quem dá a cara a empresa, identifica a marca e diferencia dos concorrentes. Por isso é tão importante ter um logo atraente que desperte interesse do público e que os faça lembrar da marca.





Dicas para a criação de um bom logotipo

Crie esboços:
O primeiro passo para a criação do logo é a definição do conceito, após definido, crie uma série de esboços com um lápis no papel e a partir delas crie várias variações das ideias iniciais, sem esquecer o conceito.

Crie equilíbrio:
Não crie símbolos desproporcionais com grandes variações de simetria, pois, a nossa mente interpreta como agradável e atraente um logo tipo equilibrado em simetria, cores e tamanho.

Tamanho:
É extremamente importante que o logotipo seja legível e identificável em qualquer tamanho, se quando reduzido o logo deixa de ser identificado ele não é eficaz.

Escolha das cores:
Use cores próximas na paleta de cores, exemplo: vermelho com laranja ou tons de amarelo
Não use cores que brilham e podem ofuscar os olhos
Branco e preto e/ou com tons de cinza caem bem.
Antes das escolhas das cores é importante estudar os sentimentos que cada cor pode trazer na mente de quem vê, além disso, as cores fazem com que a marca seja ainda mais conhecidas.

Fonte:
A escolha da fonte (caso o desenho do logotipo tenha texto), é a parte mais difícil, é importante buscar uma fonte equilibrada e que também fique legível quando reduzida, uma fonte é o ideal evite colocar duas ou mais fontes.

Diferencie:
Não copie, seja inovador, destaque-se da multidão, e procure simplificar seu logotipo, quanto mais simples e limpo for, mais fácil a percepção e reconhecimento na mente das pessoas, um belo exemplo é o logotipo da Nike.

Lembre-se, a grande meta é fazer sua marca ser reconhecida, dois excelentes testes que podem ser feitos, são: Colocar seu logotipo de cabeça pra baixo e verificar se ainda sim ele é reconhecível, e coloca-lo na frente do espelho, caso aprovado nos testes, provavelmente você desenvolveu um bom logo.

Todas as dicas acima são a regra, mas, como toda regra existem exceções, caso necessário por um bom motivo pode-se quebrar as regras e mesmo assim ainda ter um bom logotipo. 

E sempre quando necessário uma mudança na logo, é importante manter o conceito e as características que fazem a marca já ser reconhecida no mercado.


Marketing fácil é #MarketingMastigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário