sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como fazer um Plano de Marketing

O plano de marketing é um documento com o planejamento e ações de marketing que serão realizados pela empresa, deve ser feito com a finalidade de alcançar objetivos de marketing, tais como: ações de promoção da marca, desenvolvimento de novos produtos, campanhas em geral, programas de relacionamento com o cliente, reposicionamento de marca etc.

Deve ser dividido em 7 etapas:

Sumário: Deve ser apresentada a ideia inicial do plano, o que será desenvolvido, qual a ideia central do projeto.

Análise da situação atual: Nesta etapa é feio um estudo do posicionamento atual da marca, o que vem sendo feito a respeito dos 4 p's, estratégias de marketing e em que posição se encontra a marca em relação aos concorrentes.

Estudo do mercado: Deve ser feita uma análise SWOT para identificar os pontos fortes (o que você tem de melhor) , fracos (quais seus pontos em desvantagem em relação aos concorrentes), as oportunidades (o que é externo a empresa e pode ser aproveitado) e as ameaças (o que é externo a empresa que pode vir a ser uma ameaça, exemplo: cultura, clima, economia). (micro e macroambiente)

Público-Alvo: É extremamente necessário segmentar bem e conhecer o público o qual se pretende atingir, quem são? o que fazem? quais seus hábitos? o que gostam? o que não gostam? entre outros fatores. (saiba mais no post Target - Como definir seu público-alvo).

Objetivos: Onde você quer chegar com o plano de Marketing, seja o plano para sua empresa ou para uma campanha específica, deve ser traçados objetivos reais. Exemplo: uma campanha promocional do dia das mães, realizado pela empresa X tem como objetivos : Dobrar o número de pessoas nas redes sociais A e B e agregar valor a marca perante a sociedade com uma campanha de apelo emocional que marque, assim fazendo a empresa ser vista como "empresa do bem".

Plano de ação/Orçamento: Nesta etapa deve ser descrito quais as estratégias, como serão realizadas as ações e quanto será o valor do investimento. Considerando o exemplo anterior da campanha do dia das mães nas redes sociais, deve ser mencionado quais redes sociais serão utilizadas, qual tipo de campanha será lançada, como pretende fazer a campanha se tornar um viral, e se será necessário investimento financeiro, a internet hoje é um veículo de comunicação que pode ser barato ou sem custo.

Monitoramento e mensuração: Por fim, tudo deve ser perfeitamente monitorando durante a ação, então deve ser descrito de que forma irá acontecer o acompanhamento, ferramentas, horários, e para finalizar a mensuração dos dados, um relatório que irá determinar se você atingiu seus objetivos ou não.


Texto: Fellipe Maia.
Marketing Fácil é #MarketingMastigado. 

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