A nossa primeira impressão com relação a uma marca é o
logotipo, ele é quem dá a cara a empresa, identifica a marca e diferencia dos
concorrentes. Por isso é tão importante ter um logo atraente que desperte interesse do público e que os faça lembrar da marca.
Dicas para a criação de um bom logotipo
Crie esboços:
O primeiro passo para a criação do logo é a definição do
conceito, após definido, crie uma série de esboços com um lápis no papel e a
partir delas crie várias variações das ideias iniciais, sem esquecer o
conceito.
Crie equilíbrio:
Não crie símbolos desproporcionais com grandes variações de
simetria, pois, a nossa mente interpreta como agradável e atraente um
logo tipo equilibrado em simetria, cores e tamanho.
Tamanho:
É extremamente importante que o logotipo seja legível e
identificável em qualquer tamanho, se quando reduzido o logo deixa de ser
identificado ele não é eficaz.
Escolha das cores:
Use cores próximas na paleta de cores, exemplo: vermelho com
laranja ou tons de amarelo
Não use cores que brilham e podem ofuscar os olhos
Branco e preto e/ou com tons de cinza caem bem.
Antes das escolhas das cores é importante estudar os sentimentos
que cada cor pode trazer na mente de quem vê, além disso, as cores fazem com
que a marca seja ainda mais conhecidas.
Fonte:
A escolha da fonte (caso o desenho do logotipo tenha texto),
é a parte mais difícil, é importante buscar uma fonte equilibrada e que também
fique legível quando reduzida, uma fonte é o ideal evite colocar duas ou mais
fontes.
Diferencie:
Não copie, seja inovador, destaque-se da multidão, e procure
simplificar seu logotipo, quanto mais simples e limpo for, mais fácil a
percepção e reconhecimento na mente das pessoas, um belo exemplo é o logotipo
da Nike.
Lembre-se, a grande meta é fazer sua marca ser reconhecida,
dois excelentes testes que podem ser feitos, são: Colocar seu logotipo de cabeça
pra baixo e verificar se ainda sim ele é reconhecível, e coloca-lo na frente do
espelho, caso aprovado nos testes, provavelmente você desenvolveu um bom logo.
Todas as dicas acima são a regra, mas, como toda regra existem exceções, caso necessário por um bom motivo pode-se quebrar as regras e mesmo assim ainda ter um bom logotipo.
E sempre quando necessário uma mudança na logo, é importante
manter o conceito e as características que fazem a marca já ser reconhecida no
mercado.
Marketing fácil é #MarketingMastigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário