O boom das agências digitais vem redesenhando o mercado
publicitário nos últimos anos. A cada ano, surgem inúmeras empresas nesse
formato para atender as novas demandas que surgiram com as mídias digitais
online. Mesmo assim, as agências tradicionais e as que trabalham com serviços
para web ainda não são, teoricamente, concorrentes diretas quando consideramos
que as primeiras têm foco em campanhas publicitárias nos veículos de
comunicação em geral, e as digitais no Marketing de Conteúdo. Eis a diferença
do foco de trabalho de cada negócio.
Marketing de Conteúdo visa criar e distribuir conteúdo
relevante para atrair e envolver um público-alvo definido – com o objetivo de
impulsionar para a ação e adquirir um cliente rentável.
Basicamente, marketing de conteúdo é a arte de se comunicar
com seus futuros clientes sem a ansiedade de vender algo a eles logo de cara.
Os três principais ganhos da empresa com Marketing de
Conteúdo
1. posicionamento da marca
2. geração de demanda
3. engajamento do público
Objetivos de Marketing de Conteúdo
- Fazer saber da sua existência
- Ser interessante
- Ganhar a confiança
- Gerar envolvimento
- Mostrar-se diferente
- Fornecer um espaço de conexão com os clientes
Dicas essenciais para o marketing de conteúdo
Defina bem seu público-alvo.
Fazer pesquisas é essencial antes de começar a desenhar sua
estratégia. Por isso, saiba onde estão os seus clientes, quais são os seus
hábitos, ideias, idade e quais ferramentas utilizam para se manterem informados
e se comunicarem com o mundo.
Defina bem sua mensagem
Definir qual conteúdo deve ser produzido e compartilhado
pela sua marca é de extrema importância e deve levar em conta os resultados
obtidos nas pesquisas prévias de público. Sua mensagem deve estar ligada aos
desejos do público e dos consumidores em potencial. Produza conteúdo de
qualidade, nos canais onde o seu cliente potencial está.
Selecione os canais
Conhecendo o seu público e os clientes em potencial, você
saberá quais mídias ele utiliza para se comunicar e se manter informado. Saia
do lugar comum e não utilize somente textos e fotografias, mas também outros
suportes multimídia, como vídeos, áudio, slides e podcasts. Conteúdo rico é
sempre importante para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.
Tenha um calendário.
Um blog corporativo deve estar sempre atualizado para não
perder o prestígio nem o interesse do seu público. Dessa forma, é muito
importante a criação de um calendário editorial. Integre as ideias de pauta no
formato de um calendário e cumpra os deadlines para que seu conteúdo esteja
sempre distribuído de maneira apropriada e atualizada.
Mensure, analise e evolua.
Mesmo empresas que possuem um histórico bem sucedido no
marketing devem continuar pesquisando e colhendo os resultados de suas estratégias. Conteúdo deve estar sempre associado a uma
métrica de sucesso. Visitas, conversões, downloads, pageviews, não importa.
Sempre utilize analytics, plugins para compartilhamento em redes sociais,
bit.ly. Meça e acompanhe todas as interações com estas ferramentas e veja se o
conteúdo está cumprindo o seu papel.
O Marketing de Conteúdo se mostra uma ferramenta essencial
para a empresa que deseja melhorar seu relacionamento com o público, agregar
valores positivos à marca e atrair mais clientes. O que você está esperando
para começar a utilizá-lo?
Referências:
marketingdeconteudo.com.br e webinsider.com.br
Marketing Fácil é #MarketingMastigado
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