Toda
ação de marketing gera um impacto sobre o público. Você sabe como mensurá-las?
Pois bem, a
mensuração de ações de marketing tem
sido cada vez mais importante na gestão organizacional. A
fim de medi-las, entender melhor os resultados e avaliar o desempenho, a
literatura de negócios insere um tema já discutido na disciplina de
administração estratégica - as medidas de desempenho.
Muitas
atividades de marketing têm indicadores quantitativos, o que facilita a vida do
mercadólogo na tarefa de tangibilizar os resultados – unidades vendidas,
índices de retenção/evasão de clientes, expansão da base de clientes, ticket
médio, entre outros.
Tratando-se
de marcas e meios de comunicação, quais métodos utilizar na avaliação de desempenho?
Métricas
de destaque:
·
CPM
(Custo por mil visualizações)
·
GRP
(Gross rating points ou audiência bruta)
·
SOV
(Share of voice – esforço de propaganda de uma marca em relação ao total da
categoria)
·
Reach
(Alcance)
·
Impressão/exposição
e ODV (oportunidade de ver)
·
Penetração/Cobertura
geográfica
Visando
medir o entendimento e a lembrança da mensagem:
·
Testes de conceito
·
Share
of mind/recall (nível de lembrança de uma marca)
·
Share of heart (vínculo emocional)
·
Day
after recall (lembrança de véspera)
Ligados
à reputação da empresa:
·
Brand
asset valuator (força e estatura da marca)
·
Brand
dynamics (Atitudes, opiniões e crenças dos consumidores)
·
Interbrand
(valor da marca)
Ações de
comunicação na internet:
·
CTR
(taxa de cliques)
·
Visitantes
únicos
·
Pageviews
(visualizações de página)
· Taxa
de aquisição (quantidade de pessoas que aceitaram participar de alguma campanha
de marketing móvel)
·
Custo
por leads (custo por potenciais clientes)
·
Número
de comentários
·
Tempo
de navegação por visita
·
CPA
(custo por ação)
·
CPV
(Custo por venda)
·
Taxa
de conversão
·
Custo
por conversão
Os profissionais de marketing não estão imunes a essas avaliações numéricas e
atualmente precisam compreender quantitativamente os mercados pretendidos.
Como os
autores Hauser e Katz já diziam: “Criar uma campanha publicitária é mais
simples que propor as métricas de desempenho”. Então, surpreenda
sua equipe apresentando os resultados.
Texto: Paulo Filho, Administrador, pós graduado em marketing digital e Coordenador de dados e mídias na Agência Íris.
Marketing Fácil é #MarketingMastigado
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