O que é Marketing Cultural? É o conjunto de ações de marketing que se
utiliza a cultura para projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma
organização.
Sempre associado a expressões e manifestações artísticas culturais, tais projetos fazem com que exista uma troca de interesses entre a sociedade e a organização, a sociedade ganha em cultura e a empresa em reconhecimento.
O que as empresas ganham com
isso?
- Diferenciação da marca
- Diferenciação da comunicação da empresa para atingir seu público
- Necessidade de posicionar a empresa como socialmente responsável
A partir do momento em que uma empresa
empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, ela está
fazendo marketing cultural
Alguns exemplos de ações de Marketing Cultural:
Empresas que patrocinam o carnaval
Vanessa da Mata canta Tom Jobim - Empresa Nivea
Projeto Bike em recife - Banco Itaú
Empresas que patrocinam o carnaval
Vanessa da Mata canta Tom Jobim - Empresa Nivea
Projeto Bike em recife - Banco Itaú
nunca se esqueça: o objetivo
maior de um artista é a conquista do seu público. Estude tudo que existe sobre
mobilização de pessoas, conquista e fidelização de clientes. Ter público é ter
mídia. E se você tiver público e mídia, os patrocinadores baterão à sua porta.
Nenhum projeto resiste se depender apenas de patrocínio.
Referências: Wikipedia e MarketingCultural.com.br
Marketing fácil é #MarketingMastigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário